Usina São Manoel
Clique para visualizar o menu
Usina São Manoel
Home | Sustentabilidade

Sustentabilidade

Para a São Manoel, sustentabilidade é manter nossa visão e missão presentes em todas as nossas ações e assim garantir a confiabilidade de nossos produtos e gestão junto a associados, fornecedores e colaboradores.
A gestão ambiental da Usina São Manoel está estruturada de forma a assegurar equilíbrio entre as atividades produtivas e suas práticas com o desempenho ambiental.
Água

Água

Os equipamentos são eficientes quanto ao uso de energia e econômicos no uso da água. Buscando a minimização do uso dos recursos naturais, os vários processos que utilizam água são operados prioritariamente em circuito fechado.

Assim a água é reciclada, reutilizada e a captação se dá somente para pequena reposição de perdas.
Ar

Ar

Estando compromissados com práticas de sustentabilidade, atuamos no sentido da melhoria do Ar ambiente com ações variadas, com destaque para a renovação da nossa adesão ao Protocolo Agroambiental de SP onde a eliminação gradual da queima da palha da cana é um dos grandes objetivos e, adequação de nossos sistemas de lavagem de gases de combustão das caldeiras para lançamento dentro dos parâmetros do Conama.
Energia

Energia

A São Manoel utiliza o processo de co-geração onde obtém várias formas de energia como energia elétrica, mecânica e térmica, de forma integrada, a partir de uma única fonte primária de energia: o bagaço de cana. Produz sua própria energia elétrica em períodos de safra – energia limpa e renovável, de caráter sustentável, que evita o consumo de combustíveis fósseis e energia externa. É o caminho da bioeletricidade, com a futura venda de energia elétrica excedente que venha a ser produzida na usina.
Fertilizantes

Fertilizantes

Nossos fertilizantes são produzidos internamente com garantia de qualidade, custos e produção adequada às necessidades da lavoura.

Os resíduos gerados na produção de etanol e açúcar retornam à lavoura como complementos da adubação. A fertirrigação com a vinhaça, subproduto da fermentação e a torta de filtro, resultado da filtragem das impurezas do caldo são ricos em nutrientes e voltam ao solo como protagonistas do cultivo da cana de açúcar.

Além das técnicas modernas como o manejo varietal, recursos de agricultura de precisão que minimizam o uso de insumos e a rotação de cultura com uso de espécies como a Crotalária, complementam de forma natural a fertilidade do solo de cada safra.
Áreas de preservação

Áreas de preservação

Da área total de operação da usina, 3.745 Hectares são APPS, Áreas de Preservação Permanente. Áreas classificadas, legalmente demarcadas de vegetação natural, "habitats" protegidos e monitorados pela engenharia florestal de nossa Divisão Agrícola, responsável por sua manutenção, recuperação e cuidados.

Em 2012 foi concluído o plantio de 175.000 mudas de árvores nativas. Mudas de nosso próprio viveiro de 4.000 m2. com capacidade de produção de 200.000 mudas anuais. São mudas formadas a partir de sementes coletadas em fragmentos florestais nativos, de matrizes préviamente demarcadas e georreferenciadas, parte da agenda de ações de nosso Programa de Adequação Ambiental voluntário.

A programação abrange a doação de mudas a fornecedores e outros proprietários rurais do entorno, com assistência técnica situacional sob pedido.

Além das Áreas de Preservação Permanente, a usina protege em áreas próprias, 710 hectares de outros importantes fragmentos florestais como Cerrado, Florestas Estacionais Semideciduais e Deciduais, vitais à conservação da fauna e flora regionais.
Crédito de carbono

Crédito de carbono

O Crédito de carbono é uma espécie de compensação ambiental. Um crédito de carbono equivale a uma tonelada equivalente de dióxido de carbono evitada/minimizada na atmosfera por processos de absorção de gases de efeito estufa ou que deixou de ser emitida pela indústria, devida a substituição da matriz energética, como a utilização da biomassa, como o bagaço da cana de açúcar, utilizado na geração da bioeletricidade. Esse carbono evitado pode ser comercializado, gerando renda à empresa e contribuindo com o ambiente de maneira global.
A Usina São Manoel gera atualmente mais de 3 mil empregos diretos, contribuindo significativamente no aquecimento da economia local. Além disso gera a aquisição de insumos que ultrapassam sua micro-região e alavancam outros milhares de empregos indiretos em fornecedores de produtos e serviços.

A Usina mantém programas de ações comunitárias, patrocinando o funcionamento de creches, casas de saúde e contribuindo para a sociabilização de menores abandonados. Em benefício de seus colaboradores e dependentes, mantém serviços de atendimento odontológicos gratuitos e convênios médicos, viabilizando de forma abrangente o acesso à saúde.

PPA - Programa de Preparação para Aposentadoria

O Programa de Preparação para a Aposentadoria, denominado ATIVIDADE, é voltado para os colaboradores que se aproximam da aposentadoria, atuando de forma a ajudar nessa importante fase de transição na vida das pessoas. Aborda questões relacionadas à saúde, nutrição, projetos de vida, auto-estima, aspectos legais e emocionais da aposentadoria, possibilitando aos participantes a reflexão e a troca de experiências relacionadas a esta nova etapa da vida. Foi idealizado de forma a ter caráter de orientação e cunho social, vindo de encontro às práticas de Responsabilidade Social da Usina São Manoel.

Jovem Aprendiz

Em parceria com entidades de qualificação em formação profissional, desenvolve projeto de formação e qualificação de jovens no mundo do trabalho, cumprindo um importante papel social. Em paralelo apresenta a estes jovens sua cultura organizacional e sua aplicabilidade.

Deficientes Físicos

A Usina São Manoel tem como evidente sua posição na colocação da pessoa portadora de deficiência no mercado de trabalho, bem como na sua incorporação ao sistema produtivo. Dentro desse objetivo, desenvolve uma iniciativa de seleção e inserção deste profissional nas suas diversas áreas de atuação, de acordo com seus atributos.

Projeto Gestante Saudável

A Usina São Manoel efetivou parceria junto ao Fundo Social de Solidariedade do município, incluindo no Projeto Gestante Saudável, além das colaboradoras e dependentes da empresa, as gestantes atendidas nos postos de saúde local e na Clínica da Mulher, com objetivo de promover a saúde, o bem estar e a qualidade de vida da gestante e do bebê, incentivar o aleitamento materno e colaborar para a redução da mortalidade infantil, contemplando um ciclo de palestras nas áreas de saúde e nutrição e aspectos psicológicos na gestação.
O Código de conduta da Usina São Manoel pretende uniformizar um padrão ético de comportamento em toda cadeia do agronegócio da cana-de-açúcar, no qual a empresa está inserida. Colaboradores, produtores de cana e comercializadores dos produtos devem observar esse código. A São Manoel entende que essa atitude é fundamental para a consolidação de um padrão sustentável de produção, absolutamente necessário para os produtos globalizados e que devem ser reconhecidos internacionalmente por sua correção ambiental e social.
Conheça nosso Código Conduta
Conheça nosso Código Conduta
1
Gerar produtos originados direta ou indiretamente da cana-de-açúcar, de forma que atendam às exigências regulamentares e outros requisitos aplicáveis, e satisfaçam os requisitos e necessidades de nossos clientes e outras partes interessadas.
2
Desenvolver e manter programas de atualização tecnológica que permitam otimização dos processos e serviços agroindustriais, primando pela melhoria contínua e desempenho do sistema de gestão integrado, objetivando a manutenção da competitividade e dos produtos no mercado interno e externo, de forma sustentável.
3
Praticar e manter o princípio de que qualidade é um processo dinâmico, fonte para a garantia da atividade empresarial e da produção segura nos aspectos de consumo, na óptica de saúde, de combustível renovável e de alimentos seguros à saúde dos consumidores.
4
Utilizar métodos e processos que evitem ou minimizem aspectos ambientais significativos, prevenindo a poluição, objetivando a redução das emissões atmosféricas e uso consciente do solo e da água, gerando produtos e serviços que respeitem o meio ambiente e a comunidade.
5
Garantir que os mecanismos de comunicação interna e externa com as partes interessadas sejam eficazes, assegurando informação adequada sobre aspectos de qualidade, segurança de alimentos, meio ambiente, segurança e saúde do trabalho, sociais e especificação dos produtos.
6
Incentivar o comprometimento e a participação de todos os colaboradores, promovendo e valorizando seu desenvolvimento profissional.
7
Primar pela ética e por um ambiente de trabalho saudável, não praticando ou apoiando o trabalho infantil, trabalho forçado ou qualquer tipo de discriminação, bem como atuando na prevenção de lesões e doenças ocupacionais focando os agentes físicos, químicos e de acidentes.
Selecione abaixo o período para visualizar nosso Relatório de Sustentabilidade
Clique abaixo para visualizar nosso Relatório de Sustentabilidade ESG
Contato
Fazenda Boa Vista, s/n Zona Rural, São Manuel - SP, 18650-970
Fazenda Boa Vista, s/n Zona Rural, São Manuel - SP, 18650-970
Siga-nos
privacidade@saomanoel.com.br
Conforme consta em nossa Política de Privacidade, este site utiliza "Cookie" de idioma para realizar rapidamente a mudança de idioma. Se continuar a utilizar esta página, pressupomos que você concorda com a utilização do “Cookie” mencionado.
Concordo